lundi 10 janvier 2011

bolo rei




Cucu espero que tenham passado um bom fim de semana.
Hoje venho vos a mostar o bolo rei que o meu marido fez eu sei que ja pasou o natal mas como diz o ditado Natal é sempre quando o homem quizer.
_(1)
-250g de farinha s/fermento
-60g de levedura(fermento de padeiro)
-125g(+-) de àgua
_(2)
-1000g de farinha s/fermento
-200g de açucar
-200g de manteiga ou magarina
-200g(+- 2dl) de agua ou leite magro
-300g(6) ovos
-15g de sal
-100g de bebidas ( rum,porto e aguardente ,etc).
600g de fruta cristalizada sortida picada
-150g de frutos secos( noz pinhao amendoa ,etc.)
250g de sultanas
_(3)
Amassar os ingredientes referidos em (1) , fazer uma bola e tapar.
Bater o açucar com a manteiga juntar os ovos aos poucos a àgua ou leite, as bebidas e o sal, juntar a farinha e amassar bem +- 10 minutos, juntar o fermento feito anteriomente e amassar até que a massa ganhe liga (elasticidade).Deixar a massa repousar +- 5 minutos .Juntar as frutas e amassar so o necessario para envolver bem as frutas.
Ddeixar levedar pelo menos 1 hora com um plastico.
Dividir em peças com o peso desejado ex; 500g enrolar em bola e deixar repousar 10 minutos tapados .
Colocar o cotovelo no centro da bola e carregar ,com as maos fazer uma argola nao muito fina , colocar em tabuleiro levemente untado, pintar com ovo batido , polvilhar com pinhao ou amendoa granulada ou outro ,decorar com as frutas habituais e deixar levedar no tabuleiro +- uma hora ,cozer à temperatura de +-180 c- 200 c tempo de cozedura para peças de +- 500g 25-30 minutos.
Ao sair do forno pintar com brilho(geleia) e montinhos de açucar em po.
Observaçoes;
Quando me refiro a farinha s/ fermento refiro-me as que nao contem fermento em po .
Fermento em po = fermento quimico
Levedura= fermento de padeiro = fermento biologico.
E quando coloco +- é porque hà farihas que absorvem mais liquido que outras por isso nao juntem logo a totalitade de àgua ou leite nas massas juntem +- 80 % e depois se precisar deitem o resto.
Espero que gostem eu adoro assim como os nossos amigos , a foto nao esta la muito bem pois ja nao tinha flash.
Bjs a todas (os)

5 commentaires:

  1. Sim senhora, o maridão fez o bolo rei e parece-me estar com muito bom aspecto. E mais, pelo que vejo foi amassado à mão. Já eu tinha logo enfiado tudo na máquina de fazer pão para ela amassar que eu não sei fazer. Parabéns ao marido.

    RépondreSupprimer
  2. Um bolo digno do seu nome , os meus parabens ao Sr. Antonio foi hoje està de parabens com o seu maravilhoso bolo rei, isso é que é mustrar a muitas senhoras como se faz um belo bolo rei, parabens.

    beijinhos de Paris

    RépondreSupprimer
  3. Parabéns ao maridinho Isa.Ficou bem bonito!

    Bjokas,

    Rita

    RépondreSupprimer
  4. Muito lindo, os meus parabéns!
    Faz ver a muitas pastelarias, eu pessoalmente gosto mais do que faço.
    Beijinhos:)

    RépondreSupprimer
  5. Hola desde VIGO ESPAÑA ...que bolo mas rico ...que bien te salio ...estas recetas son increible ...desde mi blog saludos MARIMI

    RépondreSupprimer

Obrigado pela sua vista !